Formação do Território Europeu :D

2.500 anos - os Celtas dominaram a região conhecida hoje como Europa Ocidental, até que o Império Franco (de Charlemagne) e o Sacro Império Romano se uniram na administração da quase totalidade do território europeu, durante séculos.
1851 - proposta memorável de unificação sem a utilização da força e sim pela colaboração entre os povos foi feita pelo escritor e pacifista Victor Hugo.
1940 -  Além do domínio exercido pelo Império Romano durante séculos, outras tentativas de unificação, como as campanhas de Napoleão no séc. XIX e as conquistas Alemãs não tiveram resultados duradouros, em particular, pela imposição da força nestes processos.
1951 - Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Europa encontrava-se destruída, porém, ambicionava, naquele cenário de desolação, a fundação daquilo que viria a se tornar a União Européia, vislumbrando prevenir qualquer possibilidade de outros conflitos armados no continente. Esta ambição levou à assinatura de alguns tratados, dentre os quais, o Tratado de Paris.
1957 - foi assinado o Tratado de Roma, que foi implementado.
1958 - deu origem à Comunidade Econômica Européia, o “primeiro pilar” da UE. Lançadas as bases de um tratado de colaboração econômica, a UE foi formada em um ambiente político-econômico favorável.
1973 - A UE, ainda como Comunidade Econômica Européia (CEE), teve como membros fundadores Alemanha Ocidental, França, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo. A estes se juntaram, em 1973, Dinamarca, Irlanda e Reino Unido.
1981 - Grécia.
1986 - Portugal e Espanha.
1950 - Avaliando a formação da UE sob um ponto de vista amplo, pode-se perceber que, em geral, Irlanda e Dinamarca são, normalmente, desconsideradas em análises políticas e até mesmo econômicas, dado ao tamanho de suas economias internas – as duas menores do bloco. Dinamarca e Irlanda representam um forte contraste político, um apresentando-se como o país mais “eurofóbico”, enquanto o outro, o mais “eurófilo”. Apesar das dessemelhanças, ambos apresentaram a ambição de industrialização.
1960 e 1970 - Dando seqüência a dependência que ambos apresentavam com o Reino Unido, este serviu como avalista quando da entrada destes países, solicitadas nessas décadas.
1990 - Quando da reunificação da Alemanha, a porção oriental passou também a fazer parte do bloco. Apesar do vigor das atividades da CEE ao longo dos anos, a UE somente foi criada, oficialmente, em 1º de Novembro de 1993, quando o Tratado de Maastricht entrou em vigor.
1995 - Suécia, Áustria e Finlândia foram aceitos na UE.
2004 - Mais recentemente Hungria, República Tcheca, Estônia, Malta, Letônia, Lituânia, Eslovênia, Polônia e Eslováquia. 
2007 - Apresentando um evidente e forte processo de expansão, a UE passou de seis membros, em 1952, para vinte e cinco, em 2006, e atingirá, possivelmente, vinte e sete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário