Cartografia: mapas, cartas e croquis.

-Mapas :

    Mapa, representação de uma área geográfica ou parte da superfície da Terra, desenhada ou impressa em uma superfície plana. Contém uma série de símbolos convencionais que representam os diferentes elementos naturais, artificiais ou culturais da área delimitada no mapa. Seu tipo básico é o mapa topográfico, que mostra os elementos naturais da área analisada e também certos elementos artificiais, além das fronteiras políticas. 



Mapa Topográfico

- Cartas:
São os desenhos da Terra, feitas a grande altura, de modo que todos os elementos de uma paisagem apareçam com igual nitidez. Tais elementos são representados por símbolos. A escala de redução é muito reduzida, os mapas indicam a escala de 1:1000 até 1:100 milhões, onde 1 cm equivale a 1000 km. A coleção de mapas é chama Atlas, nome de um gigante da mitologia. Os mapas não são 100% fiéis, já que a superfície da Terra é esférica e a folha de papel é plana, mas já existem soluções para o problema. 



Croquis:

Croqui é um esboço de algum espaço, com o objetivo de fazer uma representação rápida e simples de algum lugar e de suas características de solo, relevo e etc.


Fontes: Imagens: Google imagens (acessado dia 14/06/2012); Textos: Mapas-http://www.edumedeiros.com/geografia/mapas.php
Croquis:  Por Sarah Maria

21 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado me ajudou no trabalho de geografia

    ResponderExcluir
  3. Ajudou para eu estudar pra prova de geografia

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo estudo aprofundado de croqui !

    ResponderExcluir
  5. Muito bom estou estudando para a prova

    ResponderExcluir
  6. eu precisava desse site pra terminar uma coisa q eu precisava fazer

    ResponderExcluir
  7. Blog muito bom, super organizado, amei, ajudou muito! Só achei que faltou um pouco de informação no croqui, mas não é nada demais, obrigada!

    ResponderExcluir