Os fatores que influenciam os tipos tipos de solo

O tipo do solo de um lugar depende de vários fatores: o tipo de rocha matriz que originou, o clima, a quantidade de matéria orgânica, a vegetação que recobre e o tempo que levou para ser formado. Em climas árido, os solos, são menos espessos, enquanto em regiões de clima úmidos, com intensas chuvas, eles são mais profundos. 


Solo argiloso

O solo argiloso é assim considerado se possuir mais de 30% de argila na sua composição de partículas sólidas.
Esse tipo de solo possui grãos muito pequenos (microporos). Como os espaços entre os grãos, os poros, também são muito pequenos, eles retêm mais água. Assim, o solo argiloso costuma ficar encharcado após uma chuva.
Quando está seco e compacto, sua porosidade diminui ainda mais, tornando-o duro e ainda menos arejado.Possuí consistência fina e é impermeável a água. Um dos principais tipos de solo argiloso é a terra roxa, encontrada principalmente nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Este tipo de solo é bom para a prática da agricultura, principalmente para a cultura de café. Na região litorânea do Nordeste encontramos o massapé, solo de cor escura e também muito fértil.





Solo arenoso
Solo arenoso é muito seco, porque a areia é bastante permeável, deixando as águas que caem passarem com facilidade.
Este tipo de solos geralmente é composto por areia. Solo arenoso possui cerca de 70% de areia em relação ao total de partículas sólidas.Apresenta poros grandes(macroporos) entre os grãos de areia pelos quais a água e o ar circulam com relativa facilidade.Por isso nos solos arenosos em geral o escoamento de água através dos poros costumam ser rápido e secam rápido após as chuvas.Nesse escoamento,a água pode levar consideravelmente sais minerais,contribuindo para tornar o solo pobre desses nutrientes.O solo arenoso possui consistência granulosa como a areia. Muito presente na região nordeste do Brasil, sendo permeável à água.Dependendo da planta pode ser feita o cultivo nesse solo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário