O Relevo terrestre

Agentes internos

Vulcões 
Resultam do levantamento das camadas internas da crosta por movimentos no interior da Terra. Estão concentrados nas chamadas zonas orogenéticas modernas, ou simplesmente Círculo de Fogo, que compreende o litoral Pacífico da América, litoral Pacífico da Ásia e da Oceania, além de um semicírculo que vai desde a América Central, atravessando o Atlântico, sul da Europa e Ásia, até se encontrar com o sudeste asiático.



Tectonismodiastrofismo ou ainda tectônica é um termo geral relativo a todos os movimentos da crosta terrestre com origem em processos tectónicos. Naqueles incluem-se a formação de bacias oceânicascontinentesplanaltos e cordilheiras. As subdivisões principais são duas:
  • movimento orogenético — horizontal, que pode ser entendido como o conjunto de processos que levam à formação ou rejuvenescimento de montanhas ou cadeias de montanhas produzido principalmente pelo diastrofismo (dobramentos, falhas ou a combinação dos dois), ou seja, pela deformação compressiva da litosfera continental;
  • movimento epirogenético — vertical, os movimentos da crosta terrestre cujo sentido é ascendente ou descendente, atingindo vastas áreas continentais, porém de forma lenta, inclusive ocasionando regressões e transgressões marinhas.

Agentes externos

Chuva 
Chuva é um fenômeno meteorológico que consiste na precipitação de gotas de água no estado líquido sobre a superfície da Terra. Achuva forma-se nas nuvens. Nem todas as chuvas atingem o solo, algumas evaporam-se enquanto estão ainda a cair, num fenômeno que recebe o nome de virga e acontece principalmente em periodos de ar seco.
Fonte: Google Imagens

Gelo
gelo é o estado sólido da água, seu aspecto é vítreo, semitransparente. A sua densidade é inferior à da água ficando em 0,9178 g/cm³, o seu ponto de fusão é de 0 °C a uma atmosfera de pressão. A mesma massa de água em estado líquido ou em estado sólido têm volumes diferentes, pois ao passar de um estado para o outro o volume aumenta cerca de 9%: ao contrário de todos os outros sólidos, o gelo, no seu ponto de fusão, apresenta-se mais dilatado do que a sua forma líquida até atingir os 4 °C. Seu ponto de formação é usado como valor de referencia em termodinâmica. O gelo tem quinze estruturas cristalinas conhecidas, ou quinze fases sólida, que existem em várias temperaturas e pressões. 
Fonte: Google Imagens

Vento
Vento é o fluxo de gases em curta escala. Na Terra, este corresponde ao deslocamento do ar, que migra de regiões de alta pressão atmosférica para pontos onde essa pressão é inferior. No espaço sideral, vento solar é o movimento de gases ou partículas carregadas do Sol atráves do espaço, enquanto vento planetário é a liberação de elementos químicos gasosos da atmosfera de um planeta. Ventos são comumente classificados por sua escala no espaço, sua velocidade, os tipos de forças que os causam, as regiões na qual eles ocorrem e seus efeitos. Os ventos mais fortes observados em um planeta do nosso sistema solar ocorrem em Netuno e Saturno.
Fonte: google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário